I Mostra de Dança
A primeira Mostra de Dança contou com coreografias que abordam temas escolhidos pelas participantes do Curso de
Dança, seis performances foram apresentadas. Bullying e racismo foram as principais temáticas de abordagem.
Em sua primeira edição já trazia propostas ousadas para o público com temáticas fortes trazidas a partir de vivências dos próprios alunos do curso de Dança do Ponto Dança e trabalhadas pelo coordenador da época.
O curso de dança, voltado para crianças e adolescentes e tem por objetivo ensinar os movimentos e ações básicas da dança clássica e contemporânea, sua história construção da humanidade. Em seu site oficial pontuam “o curso de Dança busca estabelecer a construção de uma alta estima para os participantes. Ao mesmo tempo, o estabelecimento da construção coletiva como instrumento de promoção de liberdades básicas estimulando o cooperativismo. O Ponto de Cultura Cidade Livre tem esse compromisso e a grane importância de seu trabalho como elemento humanizador e, também, como agente formador de uma comunidade onde o indivíduo expande dimensões vitais de crescimento.
II Mostra de Dança
Em conjunto com o curso de dança do Instituto Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia, a proposta da Mostra Corpo em Construção traz o tema “obra” como conceito, trazendo como reflexao as constantes mudanças à cerca das (des)construções de paradigmas do cotidiano. A Mostra se deu num momento em que o Ponto de Cultura buscava verbas para a construção e manutenção de sua sede com a finalidade de trazer maior qualidade no suporte às famílias da região por meio da cultura. A Edição teve duração de 3 (três) dias de programação (de 06 à 08 de dezembro de 2018) e contou com 10 (dez) apresentações/performances de dança; 2 (duas) oficinas com rodas de conversa; exposições de 3 artistas visuais e artesãos locais; e um pocket show com a banda local “Som DK” convidada. Ao fim do ciclo de apresentações, a turma de ballet e contemporâneo regida pelo professor Paulo Ruma apresentou ao público o trabalho construído no respectivo ano que trazia a temática “Ese eu fosse branco?”, com bailarinas predominantemente negras fazendo o público refletir sobre o tratamento dado ao povo negro resgatando uma cultura do racismo herdada historicamnete. No mesmo dia, trazendo também o trabalho de conclusão de curso de um dos alunos do Instituto Federal de Goiás, trabalho este denominado Espetáculo “Qualquer”.
III Mostra de Dança
Enfrentando as dificuldades trazidas ela pandemia da cobid-19 em 2020, a edição proposta neste ano foi a de valorizar a produção artística da dança no município de Aparecida de Goiânia no momento atual de isolamento social por meio de projetos audiovisuais de dançarinos/performers inscritos na modalidade solo com a finalidade de veiculação dos mesmos em plataforma digital evitando dessa forma uma possível exposição do vírus. As apresentações gravadas foram incluídas na III Mostra de Dança Movie|Mento: videodança em momentos de isolamento social. As apresesntações desenvolvidas foram realizadas no palco do Teatro de Bolso Cidade Livre, com cenografia fixa e iluminação estudada para cada performance, dialogando com as diferentes propostas, de forma a obter diferentes visões de um mesmo cenário que tivesse ligação com cada linguagem da dança: contemporâneo, Dancehall, Afrodance, Jazz Funk e Ballet Contemporâneo. A Mostra tem duração total de 30 minutos, contendo 5 trabalhos de coreográficos de artistas aparecidenses (exceto 1 convidada de Goiânia), e os trabalhos intercalados com depoimentos gravados logo após as suas respectivas apresentações. Nestes depoimentos lhes foi perguntado: “Como você vê o cenário da Dança no município de Aparecida de goiânia?” e outras perguntas secundárias sobre a cultura e assuntos queenvolvem suas performances. Todo o material gravado está em alta qualidade HD 1080p, e foi veiculado oficialmente no dia 14 de outubro de 2020 às 18h no canal do YouTube: /CidadeLivrePontodeCultura
IV Mostra de Dança
Nesta edição, marcamos o retorno das atividades após a pandemia da covid. Depois de um ano marcado pelas lutas sociais, ainda temos muito para discutir a respeito da Democracia e Diversidade. Neste ano, a nossa 4a edição da Mostra de Dança chega com um propósito: dançar nossos direitos. Entender a dança como uma forma de linguagem e resistência é um passo importante para defendermos o social, o democrático e principalmente o movimento livre das corpas. Segundo o coordenador da mostra e do Ponto de Dança, projeto dentro da associação que organiza o evento, Kadu Marques, a 4a edição chega com um propósito central: dançar a luta pelos direitos sociais e individuais. “Depois de um ano intenso marcado pelas lutas dos movimentos, ainda temos muito para discutir a respeito de democracia e diversidades. E a dança, sendo arte, é também uma forma de linguagem e resistência”, destaca o artista. A Mostra aconteceu entre os dias 17 e 18 de dezembro e contou com música ao vivo, coreografias, performances e exposições artísticas.
V Mostra de Dança
A 5a Mostra de Dança Diversidade de Gênero 2024 aconteceu nos dias 25 e 26 de maio,no Teatro de Bolso Cidade Livre..O evento celebrou a diversidade e a expressão artística por meio da dança, promovendo inclusão e visibilidade para diferentes identidades de gênero. A mostra fez parte das atividades do Ponto de Cultura Cidade Livre, que completou 20 anos de atuação, fortalecendo a cultura e a arte na comunidade. O evento contou com a participação de 15 artistas, dentre eles dançarinos de Aparecida de Goiânia, Goiânia e Brasília.
